13 de novembro de 2009

Têmpera a Ovo

Aprendemos na disciplina de Arte e processo a confeccionar nossos próprios materiais artísticos; o que eu gostei mais foi a Têmpera, tinta feita artesanalmente à base de ovos (gema) e deixa uma aparência de aquarela. Antigamente era usada para os Afrescos, técnica de pintura que deve o nome ao fato de ser realizada nas paredes ou tetos (geralmente em igrejas) enquanto o esboço ainda estava úmido, geralmente feito de nata de cal, gesso ou outro material apropriado.
Algumas obras conhecidas foram produzidas com essa técnica. A tinta é fácil de fazer, não estraga (mesmo sendo de ovos) e da para usar em pinturas, desenho artístico, tudo depende do pigmento usado, tom desejado, quantidade de água, etc. Aí vai o material necessário para a Têmpera a Ovo.

Material:
*Gemas de ovos sem a película
*Água (quanto mais água, mais líquido)
*Água sanitária (ou vinagre)
*Pigmentos (Xadrez em pó ou líquido)
*Potes para armazenar a tinta
*Pincéis ( vários tamanhos)

Como fazer:
Primeiro separa a clara da gema e em seguida, com todo cuidado, retire a película que envolve a gema; acrescente a água, o vinagre ou alvejante e mexa com uma colher.
Você pode separar essa base em potinhos e em cada um acrescenta o pigmento da cor desejada. Como não encontrei o pigmento em pó então o adaptei em líquido que ficou muito bom.
Esta técnica foi utilizada com minhas turmas de 5ª á 8ª série do ensino fundamental, para as aulas os alunos já trouxeram as gemas separadas da clara. Os alunos sentiram-se muito á vontade para utilizar as tintas e os outros professores buscaram com os alunos a técnica para realizarem em sua sala de aula.

Daniela D'Ávila Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário